Como recuperar arquivos de video MTS deletados e apagados da lixeira por engano

Sem querer você deleta arquivos de vídeo MTS importantes e ainda os apaga da lixeira. Daí percebe a burrada e se desespera.
O Ubuntu possui vários programas de recuperação de arquivos - que também funcionam no windows.

IMPORTANTE - se você deletou arquivos acidentalmente PARE TUDO o que está fazendo e não coloque mais nada no seu HD.
No Ubuntu os arquivos não são verdadeiramente apagadoss. Na verdade eles ficam ali - só são "desligados" e o PC não reconhece mais.
Por isso os programas de recuperação conseguem achar os arquivos.
Mas se você continuar colocando coisas no HD fatalmente os novos arquivos serão escritos por cima dos que você quer achar - e aí sim você vai perder muito material.

Eu já testei:

- Testdisk - o programa é muito bom e detecta os arquivos deletados. Daí você pode salvar apenas um arquivo ou todos.
Esse tem sido meu problema - eu não consigo salvar os arquivos detectados. Já vi vários tutoriais e videoaulas - mas aqui ainda não deu certo.
Até onde eu cheguei ele salvou 62 gigas de material - justamente o que eu não estava querendo. Mas o problema é que ele gerou vários arquivos fantasmas e comeu mais de 200 gigas do meu HD.
Detalhe: eu não consegui descobrir pra onde foram esses 200 gigas pra poder deletar - ou usar. E depois de muitas tentativas para tentar descobrir eu tive que desistir e reformatar meu computador.

Para instalar o Testdisk você pode:

a - ir até a Central de Programas no Ubuntu - em muitas versões já temos o Testdisk. Não é o caso da versão 15.10

b - instalar pelo terminal. Abra o terminal e digite a primeira linha abaixo + enter. Depois digite a segunda linha + enter:

sudo apt-get update
sudo apt-get install testdisk
 
Quando você der enter na primeira linha o terminal
vai te pedir a senha.
Lembre-se que você vai digitar a senha - mas o terminal
não vai mostrar nada - nem o que você digitou e nem ***.
Digite a senha, dê enter, espere o terminal acessar os arquivos.
Só então digite - ou cole - a segunda linha e dê enter.  

Agora você instalou o Testdisk e também o Photorec.

_______________________________________________________

- Foremost - ferramenta forense de recuperação de dados. Não consegui bom resultado - mas tem vários tutoriais na internet.
Comigo não funcionou ainda.

_______________________________________________________

- Photorec - quando você instala o Testdisk o photrec vem junto.
Veja como nesse post acima - em Testdisk.

O grande desespero de quem tem arquivos MTS é que normalmente os programas de recuperação não reconhecem arquivos MTS.
Reconhecem mov, avi, png, jpg e por aí vai - mas não MTS.
O photorec não promete reconhecer MTS porém reconhece.
E ele vai salvar o arquivo como m2ts - que segundo o artigo abaixo é como o MTS.

http://www.componentgeek.com/reviews-tips/mts-file-recovery-review-dont-panic/

Eu estou testando o Photorec e ele está mesmo reconhecendo os arquivos MTS e salvando. Se fossem arquivos png por exemplo você poderia desmarcar todas as opções de busca e deixar só png - o que torna a busca mais rápida.
Infelizmente como originalmente ele não tem a opção MTS não temos essa sorte.
Porém ele reconhece MTS - e eu só preciso agora de um tutorial que mostre como salvar apenas os arquivos deletados - e não todos que estão no HD.

Dê uma olhada nesses tutoriais para recuperar seus vídeos e dados:

https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Recuperacao-de-Dados-com-o-PhotoRec?pagina=1

http://cyberdados.com/recuperar-arquivos-de-hds-formatados-photorec/2011/07/12/

http://www.hardware.com.br/livros/hardware/usando-photorec.html


DICA IMPORTANTE: quando os arquivos começam a ser recuperados pelo Photorec as pastas aparecem com cadeado e você não consegue abri-las.
Para acessar as pastas no Ubuntu abra outro terminal e digite: sudo nautilus.
O terminal vai pedir a senha. Coloque a senha + dê enter = uma nova janela vai se abrir com todos as pastas sem cadeado.



Comentários