Cinelerra: problemas com edição de arquivos m2t

Um fluxo normal de edição de vídeo HDV em full HD no Cinelerra é o seguinte:

- importe os arquivos MTS da sua filmadora para o computador
- com op Winff converta os arquivos MTS em mov
- abra o Cinelerra e importe os arquivos mov para a edição
- terminada a edição renderize áudio (wav) e vídeo (m2v) separados
- junte no terminal os arquivos wav e m2v. Resultado = um arquivo m2t
- no linux ArtistX o programa de autoração DVD Styler reconhece os arquivos m2t.

Até aqui tudo tranquilo.
Mas e se você precisar reutilizar os arquivos m2t?
Suponha que você está editando um programa para TV ou um vídeo longo.
A tendência é que você edite trechos separados (quadro a quadro do programa, por exemplo) para depois juntar tudo no final. Isso para facilitar a edição - já que seria complicado mexer com 60 a 80 pistas de áudio e vídeo ao mesmo tempo, dependendo da complexidade do seu projeto.

Daí você tenta importar o arquivo m2t no Cinelerra. E o Cinelerra aceita o arquivo m2t, mas importa com atraso. Há uma defasagem do vídeo em relação ao áudio. Isso causa uma desincronia entre o áudio e o vídeo.
Assim o vídeo termina antes do áudio - e a pista de áudio é cortada antes de terminar. Ou seja: o Cinelerra não aceita o arquivo m2t de forma amigável.

Para resolver esse problema do Cinelerra com arquivos m2t você tem 2 opções:

1ª - converta o arquivo m2t em mov - e então edite ou reedite normalmente no Cinelerra
2ª - abra num projeto novo do Cinelerra tantas pistas quantas você pretende copiar de todos os projetos que você pretende juntar. Digamos que você tem 15 pistas do trecho A + 22 pistas do trecho B + 10 pistas do trecho C. Nesse caso será necessário abrir 47 pistas ao todo.
Abra proporcionalmente às pistas de áudio e vídeo dos projetos originais (digamos 16 pistas de ádio e 31 de vídeo). Nomeei as pistas como você fez nos projetos originais.
Agora abra outra vez o Cinelerra com o trecho A, clique em editar-selecionartudo-copiar.
No novo arquivo do Cinelerra desligue as pistas que você não vai usar agora (dos trechos B e C) e clique em editar-colar. Pronto! Seu trecho A está no novo projeto do Cinelerra para juntar com o B e C. Repita o processo para os trechos B e C.
Daí junte, reedite, corrija, enfim faça o que quiser. No fim você vai exportar de novo áudio em wav e vídeo em m2v, unindo depois no terminal para m2t.





Comentários