Como fazer chroma perfeito - a técnica chroma

Filmar para chroma é bem diferente de fazer uma filmagem comum.
Quando você vai usar o efeito chroma tudo que você faz gira em torno desse efeito.
O chroma afeta:

- a iluminação
- a cor da roupa dos atores (e o tecido usado)
- os penteados dos atores
- a edição (que pedirá efeitos diferentes da edição comum)
- o cenário virtual que será aplicado

Já falei muito da iluminação e das roupas dos atores aqui no blog.
Com relação aos penteados: quanto menos fios soltos e cachos melhor para o recorte. O efeito chroma hoje em dia tem recursos muito bons de recorte. Não há mais necessidade dos homens usarem gel e a mulheres usarem cabelos presos ou lisos - como no jornalismo na década de 90. Porém cachos demais e fios soltos em excesso correm o risco de serem cortados na edição. Assim é bom encontrar um meio termo para os penteados.

Com relação ao cenário virtual: ele pode ser seu amigo na hora do chroma ou um inimigo.
Algumas TVs filmam os jornalistas em fundo azul - e depois usam e abusam de cenários com muitos tons de azul. Isso facilita disfarçar o corte na hora do chroma, e disfarça qualquer vestígio da aura que ainda possa ter ficado (em decorrência de iluminação demais na hora da filmagem).

Então para fazer chroma você precisa pensar chroma muito antes da filmagem e da edição. O ideal é pensar chroma na fase de produção, assim você poderá ajustar todos os fatores acima pensando chroma.
É preciso também muita paciência e perseverança para aprender. Pense chroma, pesquise chroma, teste chroma quantas vezes for necessário até você pegar o jeito. Com paciência você consegue!

Entre para o grupo ArtistX e receba gratuitamente notícias sobre Edição de vídeo no linux:

Assinar artistx


Desenvolvido por br.groups.yahoo.com

Comentários